Todos nós sabemos que dormir é essencial para a saúde. Uma noite mal dormida pode resultar em corpo cansado, olheiras, dores de cabeça e mau humor. Além disso, os olhos também podem ser prejudicados.
Continue a leitura e conheça os males causados na sua visão que estão diretamente ligados à falta de sono.
Como dormir pouco afeta a visão?
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em cada dez pessoas no mundo, quatro sofrem com algum distúrbio do sono. Além de comprometer o funcionamento do organismo, a privação do sono pode prejudicar a visão. As doenças mais comuns são:
- conjuntivite;
- problemas com a lubrificação ocular, já que existe a tendência de piscar menos;
- ressecamento da córnea;
- olho seco;
- riscos de alterações vasculares na retina, que podem causar a perda definitiva da visão.
Como melhorar o sono?
É valido ressaltar que algumas das doenças oculares citadas, como o olho seco e a conjuntivite, são consequências da diminuição da resposta imunológica do organismo, que tende a enfraquecer em pessoas que dormem pouco.
Logo, para melhorar a sua qualidade de vida, de forma geral, invista em bons hábitos a partir dessa noite! Confira, abaixo, o que pode te ajudar.
Evite usar o celular ou aparelhos similares antes de dormir
Primeiro, resista ao tentar dar aquela última olhadinha no celular já na cama, pois a luz azul emitida por esses dispositivos, traz ao seu corpo o estado de alerta novamente, evitando a produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono.
Alimente-se bem
Uma boa e adequada alimentação garante o seu bem-estar e mais qualidade de vida, por isso, ao longo do dia, consuma frutas, legumes e outros alimentos que irão lhe dar energia sem atingir sua saúde.
Antes de deitar, evite alimentos gordurosos, com altas quantidades de açúcar, que acelerem o seu metabolismo. Isso irá fazer com que você durma melhor.
Cuide do ambiente
Excesso de luz, ruídos, temperatura inadequada, são alguns fatores que fazem o sono ir embora. Por isso, é muito importante estar atento aos pequenos detalhes antes de se jogar na cama.
Caso a insônia apareça, não fique rolando na cama
Se não estiver conseguindo dormir, não fique girando na cama. Isso, muitas vezes, nos deixa mais ansiosos, com pensamentos repetidos, afastando o nosso sono.
Pelo contrário, busque levantar-se, ler em um local com luz baixa ou escute músicas que você goste e que lhe acalme. Assim, aos poucos o sono vai chegando e você conseguirá dormir.
Por fim, são ações simples que fazem a diferença na sua qualidade de vida. Cuide da sua saúde! Cuide dos seus olhos!
Gostou do conteúdo? Leia também: Daltonismo: causa, diagnóstico e tratamento