Assim como outras regiões do corpo, os olhos também podem manifestar reações do sistema imunológico ao ter contato com poeira, ácaros, produtos de limpeza, entre outros. Essas reações são mais comuns do que imaginamos. Entre 15% e 20% da população mundial sofre com algum tipo de alergia ocular, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Continue a leitura e saiba como tratar a alergia ocular.
Como identificar a alergia nos olhos?
Os principais sintomas de alergia ocular são vermelhidão e coceira. Além desses, existem outras manifestações que ocorrem quando há infecção bacteriana. Pálpebras inchadas, olhos lacrimejantes, sensação de ardência e sensibilidade à luz, são alguns exemplos das reações.
Tipos de alergias oculares
Conjuntivite viral ou vírica
É o tipo de conjuntivite ocasionada por vírus. A evolução é específica de acordo com o microrganismo causador. Muitas vezes, a inflamação da conjuntiva apenas constitui uma manifestação de uma infecção como a gripe, a rubéola ou o sarampo. Neste caso, a evolução da conjuntivite acompanha o desenvolvimento da infeção que lhe deu origem. O diagnóstico é habitualmente clínico.
Existem vários sintomas ocasionados pela conjuntivite viral, entre eles o lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia, sensação de corpo estranho e edema palpebral.
Conjuntivite bacteriana
Causada por bactérias, a conjuntivite bacteriana, é um processo inflamatório da conjuntiva bulbar ou tarsal, podendo ser uni ou bilateral.
Apresenta os sintomas poucas horas após o contágio, alguns deles são:
- Coceira e dor nos olhos;
- Presença de secreção espessa e amarelada;
- Produção excessiva de lágrimas;
- Hipersensibilidade à luz;
- Vermelhidão no olho afetado ou em ambos;
- Sensação de areia nos olhos.
O tempo de duração desse tipo de conjuntivite vai de 10 a 14 dias, mesmo sem tratamento. Entretanto, quando se inicia o tratamento com antibiótico, receitado pelo(a) oftalmologista, os sintomas podem desaparecer em 2 ou 3 dias.
Conjuntivite alérgica
A conjuntivite alérgica não é contagiosa e ocorre quando determinadas alergias desencadeiam a inflamação da conjuntiva, acontece com algumas substâncias que normalmente são inofensivas, como os pólens, caspa, determinados cosméticos, entre outros. Podem originar, em pessoas sensíveis, resposta anômala do sistema imunitário.
Tratamento
Por fim, o tratamento da alergia ocular é feito, inicialmente, com o uso de colírios específicos que serão prescritos pelo(a) oftalmologista após analisar cada caso de forma individual.
Em alguns casos é necessário o uso de medicação oral, em outros mais graves ocorre uma avaliação conjunta com o alergologista para a realização de testes que ajudam a detectar as causas da alergia.
Além do colírio indicado, pode fazer compressas geladas e a irrigação do soro fisiológico para aliviar os sintomas.
Como prevenir as alergias oculares
- Mantenha o ambiente sempre limpo e arejado;
- Lavar os olhos utilizando o soro fisiológico;
- Evite coçar os olhos;
- Sempre limpe o ventilador e o filtro do ar condicionado;
- Evite o excesso de tecidos que acumulam poeira (cortinas, tapetes e bichos de pelúcia, por exemplo).
Gostou do conteúdo? Leia também: Teste do olhinho: o que é e qual a sua importância