Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Ceratocone: causas, sintomas e tratamento

O ceratocone ou queratocone, é uma doença degenerativa que provoca a deformação da córnea (membrana transparente que protege o olho), fazendo-a mais fina e curva, adquirindo a forma de um pequeno cone.

Essa problemática ocular é a distrofia mais frequente da córnea. A doença afeta um indivíduo em cada mil e geralmente ocorre entre adolescentes (2.ª década de vida), apresentando o estágio mais grave na segunda e terceira décadas de vida.

Causas do ceratocone

As causas do queratocone não são bem esclarecidas, porém, existem uma série de fatores que podem corresponder a doença, como:

  • Histórico familiar de ceratocone;
  • Coçar ou esfregar o olho com frequência;
  • Possuir algumas condições alérgicas que instiguem a coçar o olho, como rinite alérgica, asma ou dermatite (alergia de pele);
  • Ser portador da Síndrome de Down ou da Síndrome de Ehlers-Danlos.

Sintomas

Ceratocone: causas, sintomas e tratamento

Há casos específicos em que o ceratocone não apresenta sintomas. No entanto, quando eles aparecem, podem variar de acordo com o grau do ceratocone.

  • Desfoque da visão (podendo evoluir com o agravamento da doença);
  • Aumento da sensibilidade da luz;
  • Dificuldades para enxergar à noite;
  • Dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Surgimento ou aumento de miopia e astigmatismo.

Para quem já trata algum erro refrativo, o ceratocone pode aumentar o grau ocular, sendo necessário adequar os óculos e as lentes de contato, ou reaver o tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito através da topografia corneana, exame oftalmológico que permite avaliar anomalias grosseiras ou incipientes na parte anterior ou posterior da pálpebra, permitindo realizar o diagnóstico da ceratocone e de outras patologias.

Tratamento para ceratocone

Quando a doença é descoberta prematuramente, é indicado a utilização de óculos para que o paciente possa enxergar normalmente, combatendo o astigmatismo causado pela ceratocone.

Porém, quando há progressão da condição, o óculos é trocado por lentes mais rígidas (RGP).

Quando é necessário fazer cirurgia?

A cirurgia indicada para tratar a ceratocone é a crosslinking. Esse procedimento ocorre quando o óculos e/ou a lente não conseguem corrigir as alterações causadas pela doença.

Essa técnica cirúrgica é feita através de raios ultravioleta, fortalecendo a córnea, dando uma maior estabilidade e resistência à estrutura.

 

Saiba mais como cuidar da sua saúde ocular! Leia também: Principais fatores que atrapalham a saúde ocular

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp