Diabetes é uma doença que exige vários cuidados, e quando isso não ocorre, pode comprometer toda a saúde, inclusive a da visão.
Continue a leitura e conheça quais são as complicações mais comuns na visão causadas pela diabetes.
Diabetes
Primeiro, é necessário saber o que é diabetes. De acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula/quebra a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo.
A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas concentrações de glicose podem levar a problemas no coração, nas artérias, nos nervos, nos rins e, além disso, nos olhos. Em casos mais graves, pode levar à morte ou a cegueira.
- Diabetes tipo 1: doença crônica não transmissível, hereditária. Mas, nesse caso, a diabetes surge em geral na infância e na adolescência, traz sintomas como vontade urinar e perda de peso e tem origem autoimune. Sintomas: fome frequente; sede constante; vontade de urinar diversas vezes ao dia; perda de peso; fraqueza; fadiga; mudanças de humor; náusea e vômito.
- Diabetes tipo 2: ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Diferentemente da diabetes tipo 1, a pessoa não nasce com diabetes do tipo 2, desenvolvendo a doença devido a vários anos de hábitos de vida pouco saudáveis, especialmente o consumo excessivo de carboidratos na alimentação e estilo de vida sedentário.
Como a diabetes pode afetar a saúde dos seus olhos
Edema macular
O edema macular corresponde ao acúmulo de líquido na mácula, que refere-se à área central da retina que é responsável pela visão. Consequentemente essa alteração, dentre outras causas, pode acontecer como consequência da diabetes não tratada e levar à diminuição da capacidade visual. Assim, o tratamento deve ser feito com o uso de colírios e, em alguns casos, o procedimento de fotocoagulação a laser.
Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma das complicações mais frequentes em quem tem diabetes. Assim, essa doença trata-se de lesões progressivas na retina e nos vasos sanguíneos presentes no olho. Então, com níveis de glicose alto, podem surgir algumas consequências como, por exemplo, hemorragia, descolamento de retina e cegueira.
O tratamento se dá por meio da realização e fotocoagulação com laser de argônio e vitrectomia. No entanto, a melhor forma de combater a retinopatia diabética é por meio da realização do tratamento da diabetes.
Catarata
Na doença de catarata ocorre o comprometimento do cristalino do olho, deixando a visão mais embaçada e levando à perda progressiva da visão. A substituição do cristalino por uma lente intraocular é o tratamento mais indicado.
Glaucoma
O glaucoma é uma degradação do nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho).
Para tratar o glaucoma, é preciso utilizar colírios diariamente para baixar a pressão no olho, no entanto, o oftalmologista pode indicar, em alguns casos, a realização de cirurgia a laser.
Gostou desse conteúdo? Leia também: Conheça as doenças oculares mais comuns
Continue acompanhando o nosso blog e saiba como manter a saúde dos olhos!