Agende consultas, exames e cirurgias (85) 98844-4945 (Whatsapp)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Dor atrás dos olhos: o que pode ser?

A sensação de pressão ou dor pulsante na parte interna dos olhos pode ser causada por problemas oculares, como: sinusite, enxaqueca, úlcera de córnea, blefarite, glaucoma, entre outras.

Continue a leitura do texto e confira quais doenças oftalmológicas podem estar relacionadas com a dor atrás dos olhos.

Blefarite

A blefarite é ocasionada por bactérias que estão nas pálpebras dos olhos, provocando inchaço, coceira, surgimento de crostas e vermelhidão. Embora haja bastante desconforto, a blefarite não causa danos significativos e permanentes na visão, e seu tratamento é feito por meio de colírios e antibióticos.

Glaucoma

O glaucoma afeta o nervo óptico e altera a pressão interna do olho. Por mais que a doença não tenha cura e pode levar a perda da visão, quando diagnosticada precocemente, o tratamento é feito de forma atempada e adequada.

Ceratite

Ceratite é o nome científico dado para a inflamação da córnea, membrana transparente localizada na região frontal do olho. A condição é causada por infecções originadas por vírus, bactérias ou fungos. Alguns fatores podem contribuir para essa contaminação como:

  • Traumas oculares;
  • Uso incorreto das lentes de contato;
  • Doenças autoimunes;
  • Imunidade reduzida.

Entre os possíveis sintomas da ceratite está a dor/desconforto ocular.

Uveíte

Corresponde à inflação da úvea, parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide, o que corresponde a parte da frente do olho, resultando em vermelhidão, sensibilidade à luz e dores.

A uveíte pode ser classificada em anterior, posterior, intermediária ou difusa, de acordo com a região do olho acometida. Deve ser tratada rapidamente, pois, pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira.

Conjuntivite

A conjuntivite trata-se de uma inflamação na membrana que reveste todo o nosso olho por dentro e por fora. Essa inflamação resulta em coceiras, apresenta vermelhidão nos olhos e, muitas vezes, também dificulta a visão.

Existem três tipos de conjuntivite: infecciosa, alérgica e tóxica. As que apresentam mais dor nos olhos é a infecciosa (causada por vírus e bactéria) e tóxica (ocorre quando os olhos entram em contato com produto químico).

Miopia, hipermetropia e astigmatismo

As dores oculares nem sempre estão ligadas às doenças, podem ser apenas dificuldade em enxergar de longe (miopia), de perto (hipermetropia) ou os dois (astigmatismo), exigindo um maior esforço para deixar a visão nítida, resultando em dores.

Por fim, é válido ressaltar a importância de ir ao oftalmologista regularmente, com o intuito de prevenir, diagnosticar doenças oculares, cuidar da saúde ocular no geral.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Luz azul: riscos para a saúde e o que fazer

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn