Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Entenda como o câncer de mama pode afetar a visão

Você já deve ter ouvido falar da campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. Porém, o que você provavelmente não sabia é que eles podem afetar a visão.

Câncer de mama

Este é o tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

A doença é caracterizada pelo crescimento descontrolado de células das mamas que adquirem características anormais (lobos, produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula, resultando em tumores.

Como o câncer de mama pode afetar a visão

Por ser um dos tumores mais metastáticos, ou seja, que se disseminam para além das mamas em outros órgãos vitais do corpo humano.

A maioria das metástases intraoculares ocorrem no coroide, porém, também pode comprometer a íris, corpo ciliar, nervo óptico, vítreo e retina.

Sintomas

Como citado acima, o câncer de mama pode afetar os olhos através da metástase. Alguns dos sintomas são:

  • Alteração no tamanho e forma da pupila;
  • Surgimento de pontos escuros na íris;
  • Globo ocular visivelmente deslocado para fora ou para os lados (quando a metástase estiver atrás do olho, na órbita);
  • Sintomas de luzes piscantes, pontos flutuantes ou distorção na visão, nos casos em que a metástase afeta a parte interna do olho (melanoma de coroide).

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior será a eficiência do tratamento, garantindo mais qualidade de vida para o paciente, sem sequelas.

Tratamento

O caso de metástase ocular é tratado junto com o processo de quimioterapia ou radioterapia primária para os demais órgãos acometidos pelo câncer. Com o auxílio de exames de ultrassom, tomografia, ressonância o médico oftalmologista acompanha a regressão do tumor.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Luz azul: riscos para a saúde e o que fazer

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp