A fadiga ocular é um problema comum e que tem crescido, principalmente, devido ao uso excessivo de aparelhos tecnológicos, como computadores e smartphones. Neste texto, vamos explicar os principais aspectos da fadiga ocular, bem como seus sintomas, causas e tratamentos. Continue a leitura para saber mais!
O que é Fadiga Ocular?
Também chamada de Astenopia, é uma condição que acontece durante atividades que exigem concentração dos olhos em um ponto por muito tempo, como ler e dirigir, ocasionando estresse ocular. Além disso, exposição a luz ou a dispositivos digitais durante horas também pode causar cansaço nos olhos.
Para conseguir manter a imagem focada, os olhos realizam adaptações constantemente. Esses ajustes imperceptíveis, nomeados de microflutuações, causam cansaço na musculatura do globo ocular, devido ao esforço. Quando esse processo ocorre, os primeiros sintomas de fadiga ocular aparecem.
Além disso, a fadiga ocular pode estar associada a disfunções como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses problemas, quando não corrigidos, podem exigir um esforço adicional do globo ocular. Em consequência disso, a fadiga ocular pode aparecer com mais frequência.
A fadiga ocular é um transtorno muito comum e, por possuir causas diversas, pode atingir pessoas de todas as idades.
Sintomas da Fadiga Ocular
Os sintomas causados pela fadiga ocular são:
- Dor de cabeça;
- Dor nos olhos;
- Olhos vermelhos;
- Irritação nos olhos;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Visão embaçada ou dupla;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Dor no pescoço, ombros ou costas;
- Dificuldade de concentração.
Além desses sintomas, também podem surgir tremores ou contrações involuntárias das pálpebras, servindo de alerta para estresse ou cansaço.
Assim, ao constatar qualquer sintoma listados, procure ajuda de um oftalmologista. Ele, por meio de avaliação e exames, saberá indicar o melhor tratamento.
Tratamento e Prevenção
O tratamento para fadiga ocular vai depender da causa. Por isso, se o problema for ocasionado por consequência de doenças, o paciente deverá fazer uso de óculos ou lentes de contato.
Caso seja causada pelo cansaço excessivo, o melhor é adaptar algumas atividades da sua rotina.
Veja algumas medidas preventivas:
- Faça alterações em sua tela do computador, coloque-a 50 a 70 cm de distância e um pouco abaixo do nível de seus olhos;
- Limpe a poeira e impressões digitais regularmente. Manchas na tela podem reduzir o contraste e aumentar problemas como brilho e reflexos;
- Considere o uso de um filtro de brilho sobre a tela;
- Mude a iluminação, fazendo com que brilhos e reflexos adicionais sejam eliminados;
- Use uma cadeira ajustável;
- Faça pausas regulares. Experimente a regra do 20-20-20, isto é, a cada 20 minutos de trabalho, desvie os olhos da tela por aproximadamente 20 segundos, focando em algo que esteja a mais de 6 metros de distância;
- Pisque mais vezes;
- Use colírios para lubrificar os olhos sempre que estiverem secos – Vale ressaltar que colírio é um medicamento, por isso, consulte um oftalmologista.
É importante lembrar que essas medidas são cautelares ou para aliviar incômodos. Sendo assim, se os sintomas persistirem, procure um médico.
As informações contidas neste blog têm apenas a intenção de informar. Isto é, não substituem as orientações de um especialista, bem como não são recomendações de tratamentos.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba como manter a saúde dos olhos!