Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

O que os olhos podem dizer sobre a sua saúde

Você já ouviu o ditado “os olhos são as janelas da alma”? Bem, os nossos olhos podem dizer mais sobre nós do que achamos, eles podem refletir sobre a nossa saúde.

As cores dos olhos resultam da expressão de vários genes. Por isso, segundo oftalmologistas, podem apresentar predisposição genética de doenças. Além disso, os sintomas que os olhos podem apresentar podem ser indicativos de alguma condição do corpo.

Tamanho da pupila

A pupila reage à luz. Portanto, diminui na claridade e aumenta em ambientes mais escuros. No entanto, quando isso acontece de maneira lenta ou atrasada, pode ser indicativo de Alzheimer ou até mesmo uso de certas drogas.

Manchas azuis

A parte branca do olho (esclera) e a córnea são formadas, em grande parte, por colágeno que podem ficar azuladas depois de lesões, inflamações ou cirurgias, por terem cicatrizado de forma alterada.

As manchas azuis também podem significar a presença de alguma síndrome, como: osteogênese imperfeita, Marfan ou Horner congênita.

Olhos vermelhos X Macha vermelha

A causa dos olhos vermelhos pode ser o sono insuficiente, excesso de trabalho, muita exposição ao vento e/ou ao sol. Também pode indicar alergias, ressecamento, sintomas da conjuntivite, glaucoma e diabetes.

Já as manchas vermelhas como sangue na esclera podem ser resultado de hemorragia subconjuntival, consequente do rompimento de algum pequeno vaso sanguíneo na região. Também pode ser sintoma de pressão alta, diabetes, entre outros.

Olhos amarelados

O que os olhos podem dizer sobre a sua saúde

Pessoas com os olhos amarelados sugere a presença de icterícia, que podem indicar problemas no fígado, nas vias biliares, infecções, anemias hemolíticas ou até mesmo a Síndrome de Gilbert, em que o fígado não processa adequadamente a bilirrubina.

Pintinhas nos olhos

Pintas ou lesões hiperpigmentadas na superfície do olho ou na borda das pálpebras, são muito comuns e podem ser consideradas normais. Assim como todo o corpo, a presença de pintinhas na conjuntiva, íris, pode indicar presença de tumores, doenças sistémicas, como a neurofibromatose (conjunto de doenças genéticas que afetam as células auxiliares do sistema nervoso).

Manchas brancas

Este é um fenômeno bastante comum entre as pessoas que usam lentes de contato e pode ser sinal de uma infecção na córnea. Mesmo pequenas lesões oculares causadas pelo uso de lentes de contato podem levar a uma infecção e, posteriormente, a uma úlcera da córnea. Pessoas que usam lente com validade expirada ou lentes de contato diárias durante um longo período de tempo (incluindo a noite) correm um risco maior.

Pálpebra inchada

O que os olhos podem dizer sobre a sua saúde

O inchaço das pálpebras pode ser sintoma de infecções localizadas (terçol) ou reações alérgicas.

Além disso, qualquer outra patologia que cause retenção dos líquidos palpebrais, causará inchaço.

Protusão anormal

Também conhecida como “olhos esbugalhados”, essa condição pode ser uma característica das pessoas. Porém, quando os olhos não eram dessa forma e ficaram ao longo do tempo, pode ser um indicativo de algum problema na tireoide.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Ceratocone: causas, sintomas e tratamento

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp