Ao saber que precisa usar óculos, muitas vezes, as crianças podem não aceitar de forma pacífica e entusiasmada. Porém, a dificuldade em introduzir o uso dos óculos corretivos nos pequenos, seja por bullying na escola ou simplesmente por falta de hábito, pode comprometer o bem-estar das crianças, além de prejudicar no tratamento indicado pelo oftalmologista.
Continue a leitura e saiba como ajudar o seu filho a se adaptar ao óculos.
Entenda o lado da criança
O seu filho pode não entender a importância de usar óculos. Talvez até o contrário, vendo como algo que atrapalha. É muito comum os pequenos deixarem de usar tampão de oclusão ou óculos porque não gostam. Sem falar do medo do bullying entre os colegas. Por isso, entenda o lado dele, escute.
Diálogo é essencial
Falar sobre os benefícios dos óculos e esclarecer as dúvidas, é um dos passos mais importantes na adaptação da criança.
Os pequenos são muito receptivos a novidades e, por isso, trate o acessório como a melhor novidade do mundo. Quanto mais entusiasmado os pais demostrarem, maior será o interesse em utilizar.
Elogios também contam
Quando o seu filho estiver experimentando ou já utilizando os óculos, faça bastante elogios. Assim, ele associará o uso como algo positivo. Jamais utilize frases negativas quando elas estiverem por perto, como: “ele não vai usar”, “melhor desistir”.
Conte com o apoio do oftalmologista
Por fim, a criança precisa ter o acompanhamento médico. Faz-se necessário a realização de exames regulares para avaliar a saúde ocular, usar o grau correto e prevenir doenças.
Gostou do conteúdo? Leia também: Teste do olhinho: o que é e qual a sua importância