Agende consultas, exames e cirurgias (85) 98844-4945 (Whatsapp)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Pálpebras tremendo: o que significa e como tratar

Já sentiu um tremor involuntário nas pálpebras? Esse ato sutil, pode ser indício de que algo não vai bem com a sua saúde.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa problemática ocular.

O que seria esse “tremor nas pálpebras”?

Em termos médicos, essa condição pode ser chamada de “mioclonia” ou “mioquimia”, que descrevem espasmos ou contrações musculares involuntários em qualquer local do corpo.

Voltando para os olhos, esses tremores podem durar de dois a três dias, mas existem alguns pacientes que apresentam essa condição durante semanas ou meses, o que acaba trazendo muito desconforto e prejuízo à sua qualidade de vida.

Esses espasmos podem afetar:

  • Apenas um dos olhos (tremor unilateral);
  • Ambos os olhos (tremor bilateral);
  • Apenas a pálpebra superior;
  • Apenas a pálpebra inferior;
  • Ambas as pálpebras.

Causas

Pálpebras tremendo: o que significa e como tratar

Embora o tremor seja causado pelo cansaço dos músculos do olho, existem várias causas que podem contribuir para essa situação.

Estresse e ansiedade

O estresse é capaz de provocar diversas alterações no organismo, principalmente no funcionamento dos músculos, devido à ação dos hormônios que são liberados.

Desse modo, os músculos menores, como os das pálpebras, podem sofrer maior ação desses hormônios, movimentando-se involuntariamente.

Períodos de estresse, excesso de trabalho, sobrecarga na rotina, doenças na família e transtornos de ansiedade, mudanças como perda do emprego, morte de um familiar ou divórcio, são as maiores causas de pacientes que estão com a pálpebra tremendo.

Noites mal dormidas

Quando se dorme menos de 7 ou 8 horas, os olhos ficam cansados, resultando em tremores.

Se você tem o costume de utilizar o celular deitado na cama, antes de dormir, saiba que isso pode estar afetando o seu sono e prejudicando sua visão.

Falta de vitaminas ou desidratação

A falta de algumas vitaminas essenciais, como a B12 ou minerais (potássio e magnésio), podem desencadear espasmos involuntários nos músculos. Assim como a pouca ingestão de água.

Vale ressaltar que pessoas com mais de 65 anos ou que seguem uma dieta vegetariana, tem maiores chances de ter falta de alguma vitamina essencial, podendo apresentar mais frequentemente os tremores.

Problemas de visão

Quando temos alguma dificuldade para enxergar, os olhos trabalham mais para focar as imagens. Por isso, os músculos da região ficam cansados e, consequentemente, começam a tremer. Nesse caso, o recomendado é procurar um oftalmologista.

Na maioria das vezes, lentes ou óculos de grau é o suficiente para solucionar o problema ocular. Porém, doenças como a catarata, a degeneração macular, o glaucoma e a retinopatia exigem tratamentos complementares.

Consumo de café ou/e álcool

Por serem bebidas estimulantes, o café e álcool, ao serem consumidos muitas vezes, pode resultar em tremores nas pálpebras. Uma vez que fazem o corpo ficar em estado de alerta e provoca desidratação.

Alergias

Pessoas alérgicas produzem uma sustância chamada histamina, que podem chegar às pálpebras quando elas coçam os olhos, provocando espasmos.

Blefarospasmo

Pálpebras tremendo: o que significa e como tratar

O blefarospasmo é uma doença que atinge o sistema nervoso e causa contrações involuntárias e contínuas nos músculos ao redor dos olhos. Essas contrações podem ser tão intensas ao ponto de o paciente não conseguir enxergar direito, com impressão de cegueira.

Nesse caso, a doença já é algo mais grave, que vai além de do tremor nos olhos. Por isso, a importância de ir frequentemente ao oftalmologista.

Quando ir ao médico?

Normalmente, o tremor nas pálpebras não é sinal de problema grave e desaparece em poucos dias. Porém, é aconselhável consultar um médico quando:

  • Surgem outros sintomas como vermelhidão do olho ou inchaço da pálpebra;
  • A pálpebra fica mais caída que o normal;
  • As pálpebras fecham completamente durante os tremores;
  • O tremor dura mais de 1 semana;
  • O tremor afeta outras partes do rosto.

Por fim, o tremor pode estar sendo causado por uma infecção do olho ou problemas nos nervos, que devem ser identificados precocemente para facilitar o tratamento.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Sono insuficiente pode prejudicar a saúde ocular

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn