A conjuntivite alérgica é uma condição ocular comum que afeta muitas pessoas, especialmente durante determinadas estações do ano ou em ambientes com alta exposição a alérgenos. Apesar de não ser contagiosa, pode causar grande desconforto e comprometer a qualidade de vida do paciente.
O que é a conjuntivite alérgica?
Ela é uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina que recobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Essa inflamação ocorre devido a uma reação do sistema imunológico a substâncias consideradas nocivas, conhecidas como alérgenos. Os mais comuns incluem pólen, ácaros, pelos de animais e poeira.
Principais sintomas
Os sintomas da conjuntivite alérgica variam de leve a grave e podem incluir:
- Olhos vermelhos e irritados: causado pela inflamação e aumento do fluxo sanguíneo na área afetada;
- Coceira intensa: um dos sinais mais característicos, que muitas vezes leva o paciente a esfregar os olhos, agravando o problema;
- Lacrimejamento: os olhos podem produzir mais lágrimas na tentativa de expulsar o alérgeno;
- Inchaço nas pálpebras: resultado da inflamação local;
- Sensibilidade à luz (fotofobia): em casos mais graves;
- Secreção ocular aquosa: diferente da conjuntivite infecciosa, que costuma apresentar secreção purulenta.
Tratamento
O tratamento para a conjuntivite alérgica se consiste pelo uso de colírios e suplementos oftálmicos, vale frisar, que os colírios devem ser antialérgicos para evitar complicações.
Além disso, também é fundamental realizar o uso de suplementos oftálmicos refrigerados e compressas frias para amenizar os sintomas.
Vale frisar, que suplementos oftálmicos refrigerados e anti-inflamatórios não esteroides são suficientes na maioria dos casos para lidar com os sintomas da conjuntivite alérgica.
Para que o tratamento seja efetivo, esses medicamentos devem ser administrados por algumas semanas com vigilância oftalmológica.
A conjuntivite alérgica pode ser desconfortável, mas é controlável com as medidas adequadas. Reconhecer os sintomas precocemente e adotar o tratamento correto são passos essenciais para minimizar os impactos dessa condição no dia a dia.
Leia também: Tipos de tumores oculares