Agende consultas, exames e cirurgias (85) 98844-4945 (Whatsapp)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Cirurgia antiglaucomatosa: o que você precisa saber

O glaucoma é uma das doenças oculares mais comuns, podendo trazer consequências irreversíveis para a visão. Essa disfunção ocorre no nervo óptico, causada por uma pressão ocular ou uma alteração no fluxo sanguíneo da cabeça.

Tipos de glaucoma

Agudo

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando há um bloqueio repentino na saída de humor aquoso — líquido responsável por nutrir a córnea e o cristalino — aumentando a pressão ocular. Isso ocasiona sintomas, como dores intensas nos olhos.

Crônico

Esse é o tipo mais comum da doença (ângulo aberto). Nele, ocorre o aumento da pressão de maneira gradativa e tende a ser hereditário, porém, suas causas são desconhecidas.

Congênito

Como o próprio nome já diz, o glaucoma ocorre por problemas congênitos, ou seja, a pessoa já nasce com a doença. Quando diagnosticado precocemente, pode ser controlado com o tratamento.

Secundário

Este tipo de glaucoma é desenvolvido por causa de outras doenças (diabetes, catarata, traumas). Também pode ser ocasionado pelo uso de medicamentoscomo corticoides, enfermidades ou traumas oculares.

Diagnóstico

Cirurgia antiglaucomatosa: o que você precisa saber

Devido a possibilidade de não apresentar sintomas, é preciso realizar alguns exames para garantir a saúde ocular. São eles:

  • Pentacam;
  • Tomografia;
  • Gonioscopia;
  • Campimetria;
  • Retinografia;
  • Curva Tensional Intraocular;
  • Acuidade visual;
  • Avaliação do nervo óptico.

Cirurgia antiglaucomatosa

A cirurgia antiglaucomatosa tem como objetivo drenar e diminuir a pressão intraocular, evitando maiores lesões no nervo óptico.

Trabeculectomia

Nesse procedimento é feito uma válvula, que será responsável por drenar o humor aquoso, localizado no interior do globo ocular. Assim, o líquido excedente é eliminado através da válvula toda vez que a pressão intraocular está mais elevada do que o ideal.

Cirurgia ciclodestrutiva

Em conclusão, quando o glaucoma já está em um nível elevado, é indicado a cirurgia ciclodestrutiva. É destruído parcialmente o tecido responsável pela produção do humor aquoso, para reduzir a pressão ocular.

 

Leia também: A importância do acompanhamento oftalmológico na infância

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn