A visão é um dos sentidos mais preciosos do ser humano, permitindo-nos observar cores, formas e detalhes que tornam a vida tão rica e emocionante. Mas você já se perguntou como o olho funciona? Confira agora!
Estrutura do olho
Os globos oculares são uma das estruturas mais complexas e delicadas do corpo humano. Cada parte do olho é responsável por alguma atividade e, juntas, nos permitem ver com clareza e nitidez, transmitindo informações por meio de células nervosas.
- Córnea: estrutura mais externa do olho e funciona como uma lente para focar a luz na retina. Trata-se de um tecido transparente, localizado em toda a frente do globo.
- Esclera: também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea. A esclera tem como função proteger as estruturas mais internas.
- Conjuntiva: Membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.
- Íris: A íris é a parte colorida do olho e controla o tamanho da pupila, regulando a quantidade de luz que entra.
- Corpo ciliar: responsável por produzir o humor aquoso e dar a forma correta da lente em todos os momentos para acomodar a visão durante a focagem.
- Pupila: É o ponto preto no centro da íris e permite a passagem da luz para o interior do olho.
- Cristalino: Uma lente flexível localizada atrás da íris, responsável por ajustar o foco, permitindo-nos ver objetos próximos e distantes com nitidez.
- Retina: A retina é uma fina camada de tecido sensível à luz que reveste o fundo do olho. Ela contém células fotossensíveis chamadas fotorreceptores, como os cones e bastonetes, que convertem a luz em sinais elétricos.
- Nervo óptico: Os sinais elétricos gerados na retina são transmitidos pelo nervo óptico para o cérebro, onde são interpretados como imagens.
- Glândula lacrimal: A glândula lacrimal fica na parte interna da pálpebra superior, e é responsável pela produção de lágrimas. Sua função é umedecer a superfície ocular e evitar seu ressecamento, além de nutrir a córnea e retirar substâncias estranhas que possam chegar aos olhos.
- Ora serrata: extremidade mais periférica da retina.
- Humor vítreo: O humor vítreo ocupa a parte central do globo ocular.
Como os olhos funcionam
Primeiro a luz atravessa a córnea e chega na íris, em que a pupila controla a intensidade de luz recebida. Depois de passar pela pupila, a luz seguirá em direção ao cristalino, que a focalizará na retina. Na retina, as células fotorreceptoras transformarão as ondas de luz em impulsos nervosos. Vale a pena notar que a lente do olho cria uma imagem invertida, que se traduz na “posição correta” no cérebro.
Leia também: Doenças mais comuns na retina