Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Teste de acuidade visual: o que é e como é feito

O exame de vista ou teste de acuidade visual é o método mais utilizado para apontar qual o grau refrativo de um paciente. Ele é capaz de detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

Continue a leitura e saiba mais sobre o exame.

O que é o teste de acuidade visual?

Para compreender melhor o exame, é necessário conhecer o significado da palavra acuidade: ter uma grande capacidade de percepção. Sabendo disso, o teste de acuidade visual consiste em checar a capacidade visual de uma pessoa.

Como é realizado o exame?

Teste de acuidade visual: o que é e como é feito

A avaliação pode ser feita por um oftalmologista, optometrista ou um técnico em óptica.

No exame padrão é utilizado a Tabela de Snellen, criada por um oftalmologista holandês, Herman Snellen, em 1862. A tabela é formada por 11 linhas com diversas letras que vão reduzindo de tamanho. O paciente deve conseguir ler até certa distância, isso determinará sua acuidade visual.

A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo, representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância será de 20 pés (seis metros). Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

É examinado a capacidade visual dos dois olhos separadamente. Após o teste, o profissional irá registrar a acuidade visual de cada olho em seu prontuário, informando se é com ou sem correção (óculos).

Também podem ser usados equipamentos mais modernos, como o Potencial de Acuidade Macular (PAM), feito a laser.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Teste do olhinho: o que é e qual a sua importância

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp