A palavra derrame já assusta e quando se trata de uma hemorragia ocular, pode causar ainda mais espanto.
Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, por isso podem sofrer a ruptura de pequenos vasos sanguíneos. Essas lesões deixam os olhos vermelhos, resultando em hemorragias.
Mais sobre o derrame ocular
O derrame ocular corresponde ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos.
Existem muitas causas para um derrame ocular, algumas das quais incluem trauma ou lesão ocular, esfregar os olhos com muita força, tosse ou espirro vigorosos, pressão arterial alta, problemas de coagulação sanguínea, uso de medicamentos anticoagulantes e esforço físico excessivo.
Quando um pequeno vaso sanguíneo na conjuntiva se rompe, ocorre uma hemorragia, resultando em um derrame ocular. Em alguns casos raros, o derrame ocular pode ser um sinal de uma condição subjacente mais grave, como pressão arterial alta ou diabetes, que deve ser tratada.
Sintomas:
- Vermelhidão na parte branca do olho;
- Visão embaçada;
- Sensação de pressão ou dor no olho;
- Sensação de corpo estranho no olho;
- Aumento da sensibilidade à luz.
Tipos de derrame ocular
Hemorragia subconjuntival
Sangramento na parte externa do olho em que é possível enxergar várias manchas vermelhas devido ao rompimento de algum vaso da conjuntiva. Esse tipo de hemorragia é mais frequente em indivíduos diabéticos e hipertensos, ou em pessoas que fazem uso de anticoagulantes.
Hemorragia vítrea
O vítreo é um fluido transparente e gelatinoso, constituído 99% por água e ajuda a manter a forma do olho. A hemorragia vítrea é uma condição que ocorre quando um vaso sanguíneo dentro do olho se rompe e sangra para o vítreo.
Em alguns casos pode ser necessário tratamento médico, como uma vitrectomia (procedimento cirúrgico para remover o sangue do vítreo) ou injeção de medicamentos para ajudar a absorver a hemorragia.
Hifema
Já a hifema é uma lesão caracterizada por um sangramento no interior do olho, geralmente provocado por traumas oculares, como uma pancada por exemplo.
Tratamento
Na maioria dos casos, o derrame ocular desaparece sozinho em cerca de uma ou duas semanas e não requer tratamento específico. No entanto, se você estiver experimentando sintomas graves, é importante consultar um oftalmologista. Em alguns casos raros, o derrame ocular pode ser um sinal de uma condição subjacente mais grave, como pressão arterial alta ou diabetes, que deve ser tratada.
Leia também: Coceira nos olhos: conheça as causas e saiba como lidar