Buraco macular é uma doença que afeta a mácula, região central da retina responsável por nos fazer enxergar com mais definição e detalhes.
Quando um buraco macular se forma, a visão fica borrada e pode surgir uma mancha no centro do campo visual. Esse quadro é mais comum em mulheres, entre 60 e 70 anos de idade, e geralmente acomete apenas um dos olhos.
Causas
Essa doença pode ser causada devido a um trauma ou cirurgia ocular. Porém, o principal fator é a presença de tração na região da fóvea, ocasionada pelo descolamento de vítreo.
Fatores de risco:
- Sexo feminino;
- Idade acima de 60 anos;
- Trauma ocular contuso;
- Miopia elevada.
Para o diagnóstico, além do exame oftalmológico geralmente é solicitado uma tomografia de coerência óptica (OCT), que permite confirmar que o buraco de mácula existe e identificar seu tamanho. Com esta informação o oftalmologista decide se vale a pena tratar ou se o paciente deve ser apenas acompanhado.
Sintomas
Os sintomas do buraco macular vão aparecendo de forma gradativa. Inicialmente ocorre uma ligeira distorção na visão. Com o tempo forma-se uma mancha escura no centro da visão, chamado escotoma.
Tratamento
Na maioria dos pacientes o buraco cicatriza espontaneamente. Porém, a cirurgia (vitrectomia) se faz necessária para interromper a progressão da doença. O cirurgião fará uma remoção do vítreo do olho e uma substituição com gás que permite a cicatrização retiniana.
Leia também: Como o olho funciona: conheça a sua anatomia