Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Você sabe o que é buraco macular?

Buraco macular é uma doença que afeta a mácula, região central da retina responsável por nos fazer enxergar com mais definição e detalhes.

Quando um buraco macular se forma, a visão fica borrada e pode surgir uma mancha no centro do campo visual. Esse quadro é mais comum em mulheres, entre 60 e 70 anos de idade, e geralmente acomete apenas um dos olhos.

Causas

Essa doença pode ser causada devido a um trauma ou cirurgia ocular. Porém, o principal fator é a presença de tração na região da fóvea, ocasionada pelo descolamento de vítreo.

Fatores de risco:

  • Sexo feminino;
  • Idade acima de 60 anos;
  • Trauma ocular contuso;
  • Miopia elevada.

Para o diagnóstico, além do exame oftalmológico geralmente é solicitado uma tomografia de coerência óptica (OCT), que permite confirmar que o buraco de mácula existe e identificar seu tamanho. Com esta informação o oftalmologista decide se vale a pena tratar ou se o paciente deve ser apenas acompanhado.

Sintomas

Buraco macular

Os sintomas do buraco macular vão aparecendo de forma gradativa. Inicialmente ocorre uma ligeira distorção na visão. Com o tempo forma-se uma mancha escura no centro da visão, chamado escotoma.

Tratamento

Na maioria dos pacientes o buraco cicatriza espontaneamente. Porém, a cirurgia (vitrectomia) se faz necessária para interromper a progressão da doença.  O cirurgião fará uma remoção do vítreo do olho e uma substituição com gás que permite a cicatrização retiniana.

 

Leia também: Como o olho funciona: conheça a sua anatomia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Aviso importante

Devido a um problema técnico, nosso atendimento via telefone está temporariamente indisponível.  Pedimos desculpas pelo inconveniente. Por favor, entre em contato conosco através do WhatsApp ou Instagram para atendimento. Agradecemos sua compreensão.